Os diferenciais de uma mente criativa

Lâmpada com papel amarelo amassado dentro

Veja as características diferenciais de uma mente criativa.

A criatividade move o mundo. A ciência define a mente criativa como a mais difícil de entender, mas existem características que todo criativo tem em comum. No artigo a seguir vamos falar um pouco mais sobre essas características diferenciais dos criativos. Vale dizer que todo mundo pode desenvolver essa habilidade.

Para quem deseja ser mais criativo, a dica é se dedicar a desenvolver esses diferenciais. Quando você assume uma postura mais criativa diante dos desafios da vida tende a ter resultados mais inovadores. A criatividade é a arte de conseguir driblar as dificuldades que surgem para seguir no caminho desejado. 

Características diferenciais de uma mente criativa

A seguir vamos falar mais detalhadamente das características diferenciais de uma mente criativa. Se você sempre pensa que gostaria de ser mais criativo, indicamos que dê uma olhada com atenção para esses diferenciais. Dedique-se a desenvolver essas características que o tornarão mais propenso a aplicar soluções menos convencionais.

1. Sonham acordados

Sonhar acordado é uma característica fundamental de quem tem a mente criativa. Enquanto está preparando uma comida, por exemplo, o criativo fica divagando sobre aquele plano interessante, aquele projeto certeiro, ou como alavancar as finanças. Manter-se pensando em coisas importantes é uma forma de continuar em busca de soluções.

As respostas para as questões mais complexas surgem nos momentos mais inesperados. O criativo consegue resolver suas questões com mais facilidade porque está o tempo todo considerando quais as alternativas que possui. Observe que não significa viver meramente distraído e sim pensando em segundo plano no que é importante. 

2. Observam tudo

Está passando na rua e tem uma folha caída em cima de uma lixeira. “Olha, que folha interessante para juntar com aquele adubo orgânico que estou pensando em fazer”. Sim! É desse jeito que os criativos andam na rua: as nuvens, as placas, os carros e até o ar podem trazer ideias fabulosas para o criativo. Tudo o que nos cerca tem potencial para nos ajudar a realizar nossos planos.

O que diferencia uma pessoa criativa é conseguir direcionar seu foco para pequenas coisas que passam despercebidas pelos outros. Muitas pessoas criativas acreditam que têm sorte porque sempre se deparam com algo que pode ser útil. Mas, na verdade, não se trata de sorte e sim de saber como aproveitar as oportunidades que surgem diante de si.

3. Funcionam melhor em determinado horário

Se você sente muito sono durante a tarde, provavelmente seu melhor horário para desenvolver ideias é pela manhã ou de madrugada. E isso não é um problema: o criativo sempre tem um horário melhor para trabalhar. Observe quais são os momentos em que você se sente mais animado para iniciar suas atividades.

Com essa compreensão você pode tentar adequar a sua rotina de trabalho para as suas tendências criativas. Hoje em dia, as empresas estão mais flexíveis nesse tópico e pode ser interessante ter uma conversa com seu chefe. Contudo, se não for possível alinhar seu horário criativo com o trabalho, adquira o hábito de anotar as ideias que surgem no melhor momento.

4. Necessita de solidão

Está trabalhando em um projeto e prefere ficar sozinho? Este é o caminho para a criatividade. Barulho e desenvolvimento de ideias não combinam, e o criativo não sabe trabalhar com muita gente em volta dele.

Vivemos em um mundo extremamente ruidoso e que exige nossa atenção. Os smartphones estão constantemente recebendo notificações e as pessoas querendo comunicar algo.

Para que esses ruídos não atrapalhem o desenvolvimento das ideias na sua mente, é válido ter um momento para se retirar para seu mundo particular. Se você trabalha junto com seus colegas, pode usar fones de ouvido e músicas relaxantes. Já existem opções de fones que isolam completamente os ruídos externos. 

5. Constante busca por novas experiências

O criativo nunca está satisfeito com pouco. Ele sempre quer mais e, por isso, está sempre investindo em outros planos e pensando em novas formas de desenvolver suas ideias. O criativo nunca fica parado. Contudo, essa característica deve ser trabalhada com muita atenção, pois pode se tornar uma dificuldade.

Já ouviu falar que quem faz tudo não faz nada? Então, é essencial observar de forma crítica se você está dedicando a atenção necessária para cada tarefa. Por mais que esteja muito animado para iniciar uma nova empreitada criativa, tenha certeza que conseguirá concluir a anterior. Começar e não terminar as tarefas pode ser absolutamente frustrante. 

6. Coragem para arriscar

Sem dúvidas, o criativo não tem medo de colocar a “cara para bater”. Ele arrisca e realiza suas ideias. A coragem vem de dentro e, se não der certo, o criativo sabe que pode tentar novamente amanhã. Entender que a tentativa é tão importante quanto o resultado é o que faz com que as pessoas criativas cheguem mais longe.

Essa coragem permite que a pessoa se desenvolva mais plenamente e leve adiante mais projetos. Para desenvolver essa característica faça o exercício de se colocar mais disponível para os desafios. Quando estiver diante de uma situação que o deixe intimidado, respire fundo e persista. Só o fato de dar início ao movimento de tentar já o ajuda a ampliar os seus horizontes.

7. Facilidade de comunicação

Quem conduz a sua vida com criatividade consegue realizar tudo de maneira mais simples, inclusive a comunicação. Como essa pessoa enxerga mais de uma solução potencial para quase tudo consegue ler as situações mais facilmente. Explicar para aqueles à sua volta como se sente passa relativamente fácil, uma vez que se tem uma visão panorâmica da situação.

Comece a observar como você se comunica com as pessoas do seu convívio. Tem usado todos os recursos de que dispõe? Consegue se fazer entender com menos palavras? Uma forma de desenvolver uma comunicação criativa é entender que cada pessoa tem sua própria maneira de compreender as mensagens. Adequar a comunicação para diferentes contextos faz parte de ter uma mente criativa. 

Dica essencial para os criativos: ande sempre com um papel e uma caneta. Se tiver uma boa ideia, anote e transcreva depois.

A criatividade pode ser constantemente estimulada!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63