Qual a importância da inteligência emocional nas empresas?

Mulher expressando emoções diferentes

Conheça os pilares da inteligência emocional.

O cotidiano de uma corporação é altamente dinâmico e exige que os profissionais tenham flexibilidade, resiliência entre outros fatores. Dentre esses fatores se destaca a inteligência emocional para lidar com os desafios e alcançar os objetivos almejados.

As metas e cobranças são uma constante em todas as áreas da empresa e, portanto, é essencial que os profissionais desenvolvam a habilidade. Trata-se de saber lidar com suas próprias emoções e sentimentos adotando posturas favoráveis que impulsionam o desenvolvimento de sua carreira.

O que é inteligência emocional?

É a capacidade de administrar as próprias emoções e sentimentos. Permite conduzir e equilibrar favoravelmente o lado luz e o lado sombra que existe em todos nós. Pessoas emocionalmente inteligentes conseguem identificar e reconhecer o que motiva e causa determinadas ações e reações. Essas percepções podem dizer respeito a si mesmo e aos outros no meio em que se está inserido. 

Mais do que isso, é saber como desfrutar dessas influências para se tornar uma pessoa equilibrada em todos os aspectos de sua vida. O indivíduo com inteligência emocional bem desenvolvida consegue sentir, agir e pensar de forma consciente. Essa pessoa dificilmente se deixa guiar apenas pelos sentimentos, evitando assim tomar decisões ruins. 

Conheça os pilares da inteligência emocional

Abaixo você poderá conhecer com mais detalhes os pilares da inteligência emocional. 

Autorresponsabilidade

Diz respeito a assumir a responsabilidade pelas coisas que acontecem na sua vida. O indivíduo autorresponsável não terceiriza seus fracassos. É importante tomar para si a dimensão daquilo que você faz.

Percepção das Emoções

O desenvolvimento da inteligência emocional se baseia em aprender a identificar as próprias emoções e as dos outros. Isso contribui para que seja possível identificar a mensagem que os outros transmitem e para transmitir mensagens mais transparentes. 

Gerenciamento das Emoções

Refere-se a ter consciência da sua reação (resposta emocional) para cada emoção. Essa identificação contribui para entender o que pode ser transformado e melhorado. 

Foco

Para conquistar objetivos é essencial ter foco. A capacidade de focar nos pontos positivos de situações e pessoas é essencial para ter uma boa inteligência emocional. 

Ação

A ação é o mecanismo para enfrentar sentimentos como medo, raiva e tristeza. Quando nos colocamos em uma posição de enfrentamento a esses sentimentos, conseguimos desenvolver emoções como amor e alegria. A concretização dos sonhos é uma consequência da ação de enfrentamento e transformação. 

Por que a inteligência emocional é importante nas empresas?

No contexto corporativo, a inteligência emocional tem um papel crucial. Profissionais que têm controle sobre as suas emoções e compreendem as emoções alheias tendem a ser mais eficientes. Essas pessoas são agregadoras e contribuem para o desenvolvimento de um clima organizacional mais leve e positivo.

O dia a dia de trabalho pode ser bastante estressante e demanda autocontrole para se manter bem diante de mudanças repentinas. Equipes formadas por pessoas equilibradas emocionalmente conseguem resultados melhores com menos esforço. Grande parte do tempo empregado em projetos complexos é direcionado a lidar com sentimentos negativos.

A incerteza a respeito da própria capacidade produtiva e sentimentos ruins em relação aos colegas geram animosidades desnecessárias. Quando a incapacidade de controlar os próprios sentimentos está presente no líder da equipe se tem um problema ainda maior. É muito complicado ser o guia de outras pessoas quando não se consegue guiar nem a si mesmo.

Como a inteligência emocional impacta no dia a dia da empresa?

Um ambiente corporativo formado por pessoas com a inteligência emocional se mostra mais produtivo. O gerenciamento do tempo e a resolução de problemas se tornam bem mais simples. Como as relações interpessoais são mais amistosas, não há ruídos de comunicação. O trabalho flui muito mais facilmente em um ambiente em que as pessoas têm como foco a melhor interação com os outros.

Reduzir a pressão emocional no ambiente corporativo é crucial para concretizar as metas. O descontrole diante de prazos curtos e de dificuldades pode ser decisivo para o insucesso da empreitada. Logo, a inteligência emocional tem um papel determinante para o bom convívio dentro da companhia. Somente em um ambiente em que todos desenvolvem essa habilidade é possível estabelecer vínculos mais fortes. 

Como desenvolver sua inteligência emocional

Agora que você já sabe o que é a inteligência emocional e sua relevância para as empresas, vai gostar das dicas abaixo. Entenda como é possível desenvolver a sua inteligência emocional. 

1. Automotivação

A automotivação está bastante ligada com a resiliência, ou seja, em manter-se firme e engajado mesmo diante das adversidades. Um dos principais fatores que levam ao fortalecimento da automotivação é o autoconhecimento. 

Uma pessoa que conhece claramente suas forças e fraquezas, habilidades e competências, sabe de sua capacidade em gerar mudanças. Ela se torna mais convicta de seu potencial e entende como pode agregar positivamente ao grupo. Dedique-se ao exercício de olhar para o seu interior tentando encontrar as respostas. 

2. Relações sociais

É a habilidade de se conectar com novas pessoas. Para isso, é necessário ser curioso e interessado no ser humano. Relacionar-se é uma de nossas necessidades básicas. Considere a seguinte linha de pensamento: “Quanto mais eu conheço o outro, mais eu me conheço. Quanto mais eu me conheço, mais eu me potencializo.” – José Roberto Marques, presidente do IBC.

Procure se aproximar mais das pessoas e através dessa convivência reflita a respeito de como você pode melhorar seus pontos fracos e potencializar os fortes. É bastante amplo o horizonte de coisas que podemos desenvolver quando simplesmente nos abrimos a convivência. 

3. Adaptabilidade

Tanto no trabalho como na vida pessoal, nos deparamos com constantes surpresas e mudanças. Para se sobressair diante das adversidades e desafios, é primordial saber se adaptar.

Ser inteligente emocionalmente é ser flexível, resiliente, paciente, analítico e calmo, principalmente sob pressão. Agir ao invés de reagir sob pressão é a maior demonstração de inteligência emocional. 

4. Foco

Para se conquistar objetivos pessoais e profissionais, existe um elemento determinante: o foco. A inteligência emocional é também advinda da capacidade do indivíduo em se manter focado e persistente, mesmo querendo desistir. Esta é uma habilidade básica capaz de gerar grandes transformações, auxiliando substancialmente para que se torne o que quiser ser.

A inteligência emocional é uma grande aliada do crescimento profissional!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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