Confira 7 dicas de como aprimorar sua gestão estratégica

mão escrevendo gráficos em um vidro

É papel da gestão estratégica, contornar situações de crise e instabilidade na organização.

Qualquer empresa pode enfrentar momentos de crise ou instabilidade. Para contornar tal situação, a organização precisa revisar seus processos, fazer ajustes e se adaptar caso necessário. A realização de todo esse processo se dá a partir da adoção da gestão estratégica.

A gestão estratégica tem como objetivo, através de uma ação sistêmica, avaliar a atual situação da empresa e do mercado ao qual ela está inserida. Em seguida, é feita a projeção da sua atuação para o futuro a partir dos recursos de que se dispõe. Dessa forma, a gestão estratégica oferece condições para que a organização tenha novos elementos para se preparar para as mudanças de cenário.

A adaptação permite responder às novas demandas, atingindo seus objetivos e desenvolvendo um diferencial competitivo. A gestão estratégica diz respeito ao gerenciamento de toda empresa, através de ações realizadas nas diferentes áreas que a compõem. Continue lendo para saber mais sobre o conceito de gestão estratégica e como aplicá-la à sua empresa.

O que é gestão estratégica? 

A gestão estratégica se baseia em três fundamentos:

Planejamento estratégico

Ele estabelece as diretrizes organizacionais como missão, visão, valores e objetivos da empresa.

Execução estratégica

Diz respeito à aplicação das ações de mudança para alcançar os objetivos identificados.

Acompanhamento estratégico

Monitora e avalia todo o processo da gestão estratégica.

Para que a gestão estratégica seja implementada de forma eficaz, a empresa deve verificar todos os seus processos e saber a sua real situação. Dessa forma, a companhia será capaz de colocar em prática ações corretivas e focar em seus objetivos, mantendo-se atuante no mercado e em constante crescimento. 

Dicas de como aprimorar a gestão estratégica da empresa

A gestão estratégica contribui significativamente para que as empresas consigam se estabelecer no mercado, encontrando um ritmo produtivo de crescimento. Se a sua organização ainda não se dedica a esse tipo de gestão, é interessante começar a estruturar a sua aplicação. No caso das companhias que já trabalham com foco na gestão estratégica, é importante saber como aprimorar esse processo. 

Tanto para os gestores que já trabalham com gestão estratégica quanto para aqueles que ainda não o fazem, recomendamos prosseguir a leitura. Acompanhe algumas dicas para a implementação de uma gestão estratégica eficaz para a empresa.

1. Diagnóstico estratégico

O primeiro passo para implementar a gestão estratégica é realizar um diagnóstico corporativo. Nesse processo são levantadas informações sobre a atual situação da empresa, como:

  • Análise de concorrência;
  • Visão estratégica;
  • Dados sobre seu produto/serviço;
  • Pontos de melhoria;
  • Mercado de atuação;
  • Projetos futuros;
  • Stakeholders;
  • Missão;
  • Visão;
  • Valores.

Outras informações podem ser levantadas caso sejam consideradas relevantes para a compreensão do panorama completo. O ideal é entender quais são os itens que precisam ser considerados para ter diante de si a visão completa de como a organização atua. Todos os setores da companhia devem contribuir e participar dessa fase de diagnóstico. 

2. Avaliação da empresa

Com os dados coletados na etapa de diagnóstico, é possível compreender quais são as barreiras de crescimento da companhia. São avaliadas as possibilidades que a empresa tem para efetuar mudanças. Para tanto, são identificados os obstáculos institucionais, estruturais e culturais que a mesma possui. 

A partir da determinação dessas dificuldades, é possível considerar planos de ação válidos. Esses primeiros passos são muito importantes e devem ser realizados com o máximo de cuidado para se chegar a respostas concretas para o bom funcionamento da gestão estratégica. 

3. Direcionamento das estratégias

Diante do que foi detectado, são definidas as prioridades, o plano de ação e em que direção a empresa deve seguir. O foco da gestão estratégica é levar a empresa à frente com o máximo de eficiência. Para isso, os pontos de melhoria identificados nas etapas de diagnóstico devem ser minuciosamente investigados. 

As estratégias devem ser desenhadas com foco no alcance das metas estabelecidas. Para realizar o esperado, é crucial estabelecer objetivos, ou seja, os degraus que devem ser conquistados. O planejamento detalhado faz toda a diferença para chegar ao sucesso. 

4. Envolvimento da empresa

Toda a empresa, seus diferentes setores e colaboradores são mobilizados quanto à mudança nos processos e na cultura organizacional para que os objetivos traçados possam ser atingidos. Contudo, deve ficar claro que não se trata somente de avisar a respeito dessas diretrizes e sim de engajar os colaboradores. 

Os profissionais devem estar preparados para se dedicar e ajudar a realizar as metas traçadas. Esse tipo de envolvimento somente é obtido quando há comprometimento mútuo.

A companhia deve oferecer oportunidades sólidas de crescimento para os profissionais. Quando se sentem valorizados, os colaboradores tendem a se tornar mais motivados a ajudar na realização dos objetivos. 

5. Execução das estratégias

Após a realização do direcionamento, as estratégias passam a ser executadas na rotina da empresa. A partir de relatórios, os gestores conseguem acompanhar o andamento dos processos e se os objetivos estão sendo atingidos. O acompanhamento do processo é essencial para que eventuais dificuldades sejam detectadas. 

Ter a orientação de uma figura forte de liderança contribui para que os projetos sejam mais bem executados. A gestão estratégica é bem-sucedida quando se baseia em uma forma sistemática de ação em que há passos a serem seguidos. 

6. Revisão da estratégia

Caso o mercado sofra alguma mudança, as estratégias devem ser adequadas de acordo com a nova situação. Tal tática ainda auxilia a organização caso alguma estratégia precise ser reformulada ou se um objetivo não condizer com a sua realidade. Fazer constantes avaliações do trabalho que vem sendo realizado é importante para essa compreensão.

Todas as etapas do processo devem ser devidamente analisadas para se chegar à identificação de fatores que precisam ser repensados. Ouvir atentamente os feedbacks dos colaboradores e do mercado permite encontrar pontos que precisam ser revisados. Não tome nenhuma estratégia como absoluta, deixe sempre uma margem para ser possível repensar a forma de trabalhar. 

7. Elabore um novo planejamento

Caso os objetivos não tenham sido alcançados, a empresa deve realizar novas análises e reformular outro planejamento. As organizações devem realizar adequação e mudanças constantes em seus processos, visto que o mercado e as formas de consumo também estão em constante mudança. 

Até mesmo nos casos de sucesso pode ser necessário reformular o planejamento de tempos em tempos. Isso acontece porque o direcionamento do mercado muda e pode conduzir o público-alvo para outro caminho.

Estar sempre em busca da adequação das entregas com o que o mercado espera é decisivo. Faz parte do sucesso do processo fazer mudanças frequentes para chegar a respostas mais satisfatórias. 

Gestão estratégica: essencial para manter as empresas

A gestão estratégica visa evitar a ruína de um negócio, antecipando seus problemas, identificando oportunidades, implementando estratégias e auxiliando a empresa quanto à definição de seus objetivos e de ações para alcançá-los. Assim, a companhia continua atuante no mercado, desenvolve diferencial competitivo e alcança o sucesso. 

Empresas que ainda não trabalham com esse tipo de projeto devem considerar implementar esse estilo de gestão. Uma atuação estratégica é crucial para se estabelecer e se consolidar no mercado. 

E você, realiza gestão estratégica na sua empresa? Quais foram os resultados obtidos? Comente abaixo e compartilhe o artigo nas redes sociais para levar o conhecimento adiante!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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