Como Motivar uma Equipe de Vendas e Otimizar Resultados

Conquiste mais! Seja Coach!

Concordo com a Politica de Privacidade Ao concordar com a politica e privacidade você aceita receber e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching, informativos de palestras e cursos do IBC

Para que uma empresa se mantenha firme no mercado, cresça e financeiramente siga equilibrada e estável, ela precisa vender. Independente do ramo de atuação ou do mercado em que ela atue, as vendas são essenciais para qualquer negócio progredir. Portanto, é preciso bastante energia e investimentos contínuos neste setor que é o núcleo de muitas organizações.

E para que o setor comercial possa realmente desempenhar sua função, é preciso bons vendedores e uma equipe de vendas motivada, coesa e em perfeita sintonia. Para isso, precisamos entender que uma organização é formada por pessoas, e que investir nessas pessoas que desempenham funções de grande importância, movimenta positivamente toda a empresa.

A ESCOLHA DOS VENDEDORES

Um dos pontos mais importantes é a escolha dos profissionais que irão compor a equipe de vendas. Por isso, o setor de recursos humanos precisa preparar um tipo de entrevista especificamente voltada para vendas. Isto por que os vendedores estarão representando a imagem da empresa. Então, é preciso bastante treinamento para verificar a desenvoltura destes profissionais.

Veja algumas perguntas que podem ser feitas na hora de entrevistar um candidato a uma vaga em vendas:

A. Para você o que é ser vendedor? Por meio desta pergunta é possível analisar a visão que o candidato tem sobre a função que ele irá desempenhar.

B. Você se considera um profissional de sucesso? É importante analisar a autoestima do candidato e verificar o que ele pretende adquirir como vendedor.

C. Qual estratégia você utilizaria para vender um produto com o mesmo preço da concorrência? Esta é uma forma de analisar o nível de criatividade e estratégia.

D. Qual foi a venda mais difícil que realizou?

E. Quais competências você considera fundamentais para se obter bons resultados na Área Comercial (Vendas)?

F. Você acredita que a competitividade é necessária no processo de vendas? Em quais momentos ela se torna benéfica?

A competitividade é um atributo chave para o profissional que quer ser bem-sucedido na área de vendas. Precisamos entender que uma ação de vendas, sempre visa o aumento da empresa, o aumento no faturamento e a expansão dos negócios.

Essas são algumas perguntas que valem a pena ser feitas no momento da entrevista, pois este vendedor será a imagem da empresa. Quando for escolher o profissional, pense na seguinte questão, qual a imagem que meus vendedores precisam transmitir?

MOTIVANDO UMA EQUIPE DE VENDAS

Já aprendemos a função das vendas para as empresas e qual o perfil que o profissional que pretende ser vendedor precisa ter. Agora, vamos nos dedicar a motivação da equipe de vendas. De nada adiantaria ter vendedores desmotivados e que não produzem resultados.

Dicas para motivar sua equipe de vendas:

1. Não pague apenas um salário fixo, crie bônus e comissão de incentivo.

Entenda que se sua empresa fechar um novo contrato, ela estará crescendo, é importante que o vendedor cresça junto. E um dos melhores incentivos é o financeiro. Pague bem, para que o seu vendedor venda bem.

2. Pague comissões superiores às oferecidas pelo mercado.

Mostre para o seu vendedor que em sua empresa ele é valorizado, que seu trabalho é fundamental e, também por isso receberá mais do que os outros vendedores de outras empresas. Isso é essencial para que o profissional entenda que está em uma organização que zela e valoriza o trabalho dele.

3. Elimine as zonas de tensão.

Vender não é nada fácil. Para que o vendedor consiga alguns “sins” ele recebe vários “nãos”. Sendo assim, proporcione pelo menos uma folga semanal para o vendedor. Muitas vezes o profissional precisa trabalhar externamente ou com telemarketing, funções que são desgastantes. Outra forma de eliminar essas zonas de tensão é a empresa proporcionar lazer, pagando ingressos para cinema, teatro, shows, etc.

4. Faça treinamentos intensivos e periódicos.

Uma boa venda requer um bom treinamento. Não se esqueça de que o vendedor precisa estar bem informado sobre os produtos e serviços, pois, ele precisa passar segurança para o cliente.

5. Motive sua equipe com Coaching.

Uma forma eficiente de motivar sua equipe de vendas é por meio do Coaching. O Coaching tem apresentado resultados incríveis, pois é uma metodologia que auxilia os profissionais a traçarem metas e objetivos. Além de ser uma excelente técnica motivacional.

Portanto, invista nos seus vendedores que os resultados refletirão diretamente no faturamento da empresa e na qualidade dos profissionais.

Compartilhe esse post

Conquiste mais, seja um coach!

  • Novas Possibilidades na Carreira

    Novas Possibilidades na Carreira

  • Mais Qualidade na Vida

    Mais Qualidade na Vida

  • Resultados Extraordinários

    Resultados Extraordinários

permita-se ir além! Chegou o momento de uma nova etapa da sua história

Concordo com a Politica de PrivacidadeAo concordar com a politica e privacidade você aceita receber e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching, informativos de palestras e cursos do IBC