As 7 principais características de um bom líder

Características de um Líder

Conheça as 7 principais características que um bom líder deve ter.

No dicionário de português vemos a seguinte definição “1 Chefe, guia. 2 Tipo representativo de um grupo”. O que está escrito não é errado, porém, ainda não nos mostra toda a ideia do que realmente é um líder e da importância e peso que ele tem dentro de qualquer corporação. Entenda a figura do líder e conheça sua importância, além de descobrir as principais características dessa posição que pode fazer muita diferença dentro e fora do trabalho:

Um bom líder se destaca por diversos pontos positivos! Quando ele incorpora o coaching a suas ações e projetos de liderança tudo tende a melhorar ainda mais.

Você conhece o termo leader coach? Escrevi um livro sobre como ser um leader coach e incorporar o coaching em sua vida profissional! Baixe aqui!

Mas, afinal, o que faz um líder?

O líder é o responsável por liderar e guiar um grupo. Cabe a ele ajudar a sua equipe a cumprir prazos, serem eficazes no trabalho e motivá-los. Ele se torna uma peça-chave para o bom andamento das atividades, pois precisará supervisionar, acompanhar e ajudar o seu time a concluir seus objetivos. A figura do líder tem, por natureza, uma força de inspirar as demais pessoas no ambiente. Quando olhamos uma pessoa com liderança, rapidamente criamos uma identificação, fazendo com que suas atitudes e conselhos funcionem com mais força, motivando a trabalhar e atingir o sucesso.

 

É importante destacar que um bom líder não exerce mais aquela função de rigor, se tornando uma pessoa temida e que oprime os seus comandados e demais colegas de trabalho. Esse perfil perdeu espaço, dando lugar a uma função mais agregadora, motivadora e de um ser que trabalha em conjunto com seu time rumo ao sucesso da empresa.

Quais as vantagens em ter um ou mais líderes dentro de uma empresa?

A principal vantagem é a relação que eles têm com sua equipe. Por conseguirem identificar talentos, reconhecer pontos fracos e negativos, eles conseguem motivar seu time, fazendo com que todos consigam realizar suas atividades de maneira eficaz. Os líderes são bons em resolver problemas, pois costumam buscar sempre conhecimento e, assim, se tornarem pessoas mais qualificadas para os cargos que ocupam.

Um líder precisa obter um cargo de comando?

Engana-se quem pensa que a liderança vem apenas para aqueles que são colocados em posições de destaque, de comando, dentro de uma corporação. Você não precisa estar no topo da hierarquia para liderar. Um bom líder inspira as pessoas ao seu redor independente de sua função. Podemos ver alguém se destacar em um grupo de colaboradores, de um mesmo nível hierárquico, apenas pela sua postura, motivação e capacidade de fazer com que os demais colegas andem junto rumo ao sucesso da empresa.

Quais são as principais características de um líder?

Um líder não surge por acaso. Ele possui um perfil e tem características marcantes que fazem dele uma pessoa/profissional diferenciado. Veja abaixo as principais características de quem se destaca em uma liderança:

 

– Ele é um bom observador, está sempre atento ao ambiente e sabe analisar o que acontece ao seu redor para encontrar soluções eficazes para cada problema.

 

– Ele tem empatia, pois reconhece que cada pessoa tem seu limite, suas qualidades e defeitos. Ele usa isso para conhecer detalhadamente o perfil de sua equipe e saber como trabalhar com eles e mantê-los motivados.

 

-O líder está sempre em busca de conhecimento, pois sabe que quanto mais especializações, melhor ele saberá lidar com situações diversas e resolver problemas internos com mais facilidade. Além disso, ele divide esse conhecimento com seu time, compreendendo que quanto mais conhecimento a equipe tiver, mais forte e eficaz ela será.

 

– É um bom ouvinte e comunica-se bem. Ele entende que é importante ouvir a todos em sua empresa e sabe que deve haver muito respeito na hora de conversar com seus colegas.

 

– O líder tem que ser humilde. Ao reconhecer que também tem suas falhas e que não é melhor (no sentido pessoal) do que outras pessoas fazem com que ele tenha empatia e sensibilidade para tratar de problemas em sua equipe.

 

– Ele sabe distribuir tarefas para que, assim, ninguém fique sobrecarregado com nada. Além disso, ele participa a todo o momento das atividades com seus colegas, pois divide com eles não só os bônus de ter realizado um bom trabalho, como também todas as responsabilidades envolvidas.

 

– Um líder precisa ser confiante e ter iniciativa. Com essas qualidades, ele conseguirá ter sempre uma direção para qual levar seu time e se sentirá seguro para realizar mudanças e aceitar novos desafios.

Como atingir o perfil de um bom líder?

Além de perseguir as características que citamos acima, para se tornar um bom líder, é preciso muito preparo e disposição. Quem almeja se destacar e atingir posições de liderança deve ser resiliente, trabalhar duro e se mostrar sempre bem preparado para agarrar uma oportunidade como essa. Além disso, vestir a camisa da empresa, mostrar que está interessado em um crescimento interno, pode fazer a diferença na hora dos gestores buscarem por uma nova figura para a função.

 

Em paralelo, trabalhe algumas mudanças no seu comportamento e nas atitudes do dia a dia. Aperfeiçoe sua comunicação, aumente sua motivação e autoconfiança, tenha mais senso de humor no trabalho, além de uma atitude positiva, criatividade e demonstre compromisso e proatividade nas suas funções do dia a dia.

Um bom líder se destaca por diversos pontos positivos! Quando ele incorpora o coaching a suas ações e projetos de liderança tudo tende a melhorar ainda mais.

Você conhece o termo leader coach? Escrevi um livro sobre como ser um leader coach e incorporar o coaching em sua vida profissional! Baixe aqui!

Para finalizar, existe um aliado bastante importante na conquista de um perfil de liderança: o coaching. Você sabia que existem cursos com técnicas e ferramentas exclusivas para desenvolver um bom líder? Esses treinamentos são voltados para quem já está ou almeja a posição de destaque e liderança em um determinado setor, seja no âmbito profissional ou no pessoal.

Com o coaching, é possível se conhecer, desenvolver habilidades e competências e traçar metas visando as grandes conquistas de sua jornada. Pesquise um pouco mais sobre como liderança e coaching andam juntos. Entre em contato com a gente agora mesmo e peça mais informações. Não perca tempo para começar a se desenvolver e tornar um bom líder no futuro!

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de compartilhar em suas redes sociais. Não se esqueça de comentar também sobre o assunto nos campos abaixo. Deixe suas impressões sobre como é ser bom líder e ajude os demais leitores desta página.

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

Copyright: 561776362 – https://www.shutterstock.com/pt/g/kasto80

 

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010