Aproveite o final do ano para potencializar suas vendas

cliente com sacolas de presentes de natal

Veja algumas dicas de como potencializar as suas vendas.

Quando o ano se aproxima do final, é natural que as expectativas para o próximo ano aumentem. Todos já se planejam para fazer com que o próximo ano seja ainda mais positivo, cheio de conquistas e realizações!

Com esse clima de renovação e esperança, as pessoas estão mais determinadas a investir em seus objetivos, como um novo carro, imóvel, uma grande viagem, aprender uma língua diferente, ampliar seus conhecimentos, entre outros.

Nesse sentido, esse é um momento propício para gerar mais vendas. Então é importante preparar a sua equipe comercial para atender seus clientes com alta performance. No artigo a seguir apresentaremos dicas para potencializar as suas vendas no final de ano. Boa leitura!

Final de ano: dicas de como potencializar as suas vendas

O final de ano é uma época de confraternização e também de presentear as pessoas queridas. Nesse período, em que o décimo terceiro entra como um reforço, muitos aproveitam para comprar itens com que sonharam o ano todo.

Por ser um momento em que a procura por produtos e serviços aumenta, o fim de ano demanda um trabalho específico para reforçar as vendas. Estar preparado para essa fase do ano é essencial para alcançar os melhores resultados. Veja abaixo dicas poderosas para potencializar suas vendas no final do ano:

1. Engaje sua equipe

Antes de iniciar a jornada de trabalho, faça uma reunião rápida de 5 a 10 minutos com sua equipe. Dê uma palavra de motivação, proponha o desafio do dia e gere um sentimento de trabalho em conjunto, onde a união faz a força. 

Promova o senso de pertencimento em seus profissionais, reforçando a importância de seus papéis. Demonstre o quanto a empresa conta e confia no desempenho de cada um. Quando um colaborador percebe que faz a diferença e que seu trabalho tem uma parcela de contribuição no sistema da organização, tende a se dedicar ainda mais.

O funcionário precisa se sentir competente e valorizado pelo que faz, aumentando significativamente seu engajamento e dedicação para o alcance das metas. Perceba que uma venda de sucesso acontece muito antes do contato com o cliente, sendo assim, é necessário preparação.

2. Entregue soluções

Com a facilidade de acesso a informações, o comportamento do consumidor mudou. O cliente chega até o vendedor esclarecido sobre os atributos, preços e formas de pagamento da aquisição desejada através de uma prévia pesquisa na internet.

Entretanto, o processo de venda se tornou ainda mais complexo e sofisticado, devido às tantas opções de produtos, serviços e marcas no mercado. Sendo assim, a boa experiência com a empresa é o que determina a decisão de compra do consumidor. 

Nesse sentido, é essencial preparar sua equipe de vendas para ir além da venda e entregar soluções realmente efetivas às necessidades do cliente. Os vendedores devem estar preparados para resolver as demandas dos consumidores e não apenas oferecer produtos ou serviços. 

3. Adote horários diferenciados

No final de anos, os consumidores esperam que as lojas adotem horários diferenciados de funcionamento. Geralmente as empresas estendem seu horário de atendimento para atender os clientes que não tem flexibilidade de horários e também os que deixam as compras para última hora. 

Então a dica para potencializar as suas vendas nesse período é estabelecer um horário diferenciado de abertura e fechamento da loja. Organizar escalas de vendedores e contratar reforços para a equipe é sempre interessante. Lembre-se de que sua equipe e os clientes merecem o máximo de organização. 

4. Trabalhe com preços promocionais

Como já citamos, no final de ano as pessoas precisam comprar presentes para familiares e amigos. Com tantos presentes para comprar, é interessante encontrar opções com descontos. Dessa forma, sua marca pode aumentar as suas vendas se trabalhar com ofertas especiais.

É um bom momento para fazer promoções com os itens que estão no estoque há algum tempo. Também é interessante oferecer descontos para quem realizar o pagamento da sua compra à vista. Uma boa estratégia para reduzir a quantidade de parcelamentos. 

5. Facilite o pagamento

Oferecer diferentes opções de pagamento é importante para evitar desistências e decepções. Isso vale tanto para lojas online quanto para lojas físicas, considere que os clientes podem querer pagar de formas diversas. Então esteja pronto para parcelar no cartão de crédito, receber no débito, por pix entre outros.

Não há nada mais frustrante no final de ano do que passar algum tempo escolhendo produtos e descobrir que a forma de pagamento desejada não é contemplada. Coloque sempre a satisfação dos clientes em primeiro lugar, oferecendo o melhor atendimento possível. 

6. Tenha um bom planejamento de estoque

No fim de ano, os consumidores têm demandas bem diversas e para atendê-las é essencial ter um bom planejamento de estoque. Atente-se para ter diversidade de itens e um sistema prático de reposição. Automatizar o sistema de estoque é interessante para ter informações como os itens mais vendidos, por exemplo.

Com as informações sobre o que mais vende é possível organizar a loja para se mostrar mais receptiva para os consumidores. Os consumidores não têm tempo a perder no final de ano, então agilize as compras deles, tornando a loja mais convidativa e preparada para atendê-los. 

7. Treine sua equipe

Para ter um time comercial de sucesso é indispensável aperfeiçoá-lo continuamente. O cliente da era digital está cada vez mais exigente e preparado na hora de comprar, exigindo, então, múltiplas habilidades do vendedor

Essas habilidades vão além das condições mecânicas de abordagem, negociação e fechamento. O processo de venda deixou de ser algo técnico e passou a ser relacional. Portanto, é fundamental capacitar sua equipe para desenvolver capacidades também comportamentais.

O treinamento da equipe deve focar em habilidades como comunicação efetiva, saber ouvir o consumidor na essência, construir bons relacionamentos com os mesmos e estabelecer verdadeiras conexões que gerem novas vendas, indicações e a almejada fidelização. Nesse sentido, o Coaching em Vendas pode apoiá-lo com maestria!

“Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.” – Albert Einstein.

Essas dicas te ajudaram? Compartilhe em suas redes sociais para levar o conhecimento adiante!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010