Fechar
Para trilhar seu caminho você precisa dar o primeiro passo
Valor do curso: Gratuito
Preencha o formulário e aproveite esta oportunidade incrível
Qual sua profissão atual/área de atuação?*
Administrador / Gestor / Líder
Psicólogo / Psicanalista / Terapeuta
Empresário / Empreendedor / Dono de Empresa
Consultor / Vendedor
Professor / Pedagogo / Treinador / Palestrante
Outros
O que você procura com o coaching?*
Quero multiplicar o Coaching dentro da empresa onde trabalho.
Sou psicólogo ou psicanalista e quero ampliar as possibilidades de trabalho.
Quero usar as técnicas para aplicar na minha carreira e me destacar no mercado.
Busco o autoconhecimento e minha evolução pessoal.
Quero melhorar minha liderança e a performance da minha equipe.
Quero me tornar um Coach e viver disso.

A Relação entre a Neurociência e Psicologia

02/07/13

Cérebro, a incrível máquina humana. Este sem dúvida é o órgão mais complexo e fascinante do corpo humano. Todos os nossos conhecimentos, pensamentos, emoções são processadas por ele, que de forma central, conduz todos os nossos comportamentos, ações e reações.

A relação entre a Neurociência e a Psicologia é estreita e complementar, uma vez que enquanto a Neurociência estuda o funcionamento do nosso cérebro sob a ótica do sistema nervoso e suas estruturas, a Psicologia faz um análise detalhada da nossa mente e consequentemente da forma como processamos as informações e experiências que formam e determinam a essência dos nossos comportamentos.

Uma Combinação Extraordinária

A combinação entre Neurociência e Psicologia é realmente extraordinária. As duas abordagens ajudam a entender como construímos e processamos as informações, a compreender os níveis neurológicos, a formação dos modelos mentais de aprendizagem, como também as formas de o indivíduo interagir com seu meio e entender a si mesmo, sua luz e sombra, a formação dos comportamentos, impulsos, sentimentos, emoções e a influência dos estímulos externos em suas ações e reações.

Ao ampliar os conhecimentos sobre ciências que estudam nosso cérebro e suas interferências, é possível ainda usar de forma mais consciente e efetiva a capacidade mental e intelectual do indivíduo a seu favor, compreender os comportamentos sabotadores e eliminá-los, identificar os pontos fortes e potenciá-los, desenvolver a inteligência emocional e social, como também os comportamentos enquanto profissional e ser humano.

Podemos concluir que, quanto mais compreendemos nosso cérebro e seu funcionamento, mais compreendemos nossos comportamentos,  potencializamos nossos resultados, uma vez que a relação entre Neurociência e Psicologia é um excelente apoio neste processo.

Compartilhe esse post

Sobre o autor

Autor

José Roberto Marques

José Roberto Marques é presidente do IBC, Master Coach Senior e Trainer. Um dos pioneiros em Coaching no Brasil, com mais de 25 anos de experiência em treinamento e desenvolvimento humano. Fundador e também presidente da Editora IBC, possui diversas obras publicadas. É professor convidado da Universidade de Ohio. Como Coach atende CEO’s e líderes de grandes organizações.

Deixe seu comentário

Seja um Coach!

Concordo com a Politica de Privacidade Ao concordar com a politica e privacidade você aceita receber e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching, informativos de palestras e cursos do IBC

Redes sociais