Como administrar a rivalidade entre o seu negócio e as empresas concorrentes

Dois homens correndo e um outro na frente com um foguete

O ideal é que suas estratégias para lidar com a concorrência estejam associadas a seus diferenciais e forças, evitando conflitos desnecessários e diretos.

Uma característica comum de todas as empresas é a concorrência. Seja de maior ou menor porte, todos os negócios possuem concorrentes. Deixamos aqui a pergunta: você sabe quem são os seus concorrentes? Se consegue responder essa pergunta é porque também conhece o seu empreendimento. 

Identificar com clareza os seus concorrentes só é possível quando você entende e conhece a sua empresa. Mais uma pergunta: você sabe lidar com a rivalidade entre concorrentes? 

Vale destacar que concorrentes não são, necessariamente, empresas que oferecem o mesmo produto que você ou que possuem o mesmo modelo de negócio que o seu. A concorrência pode ser um negócio que vende algo parecido com o seu empreendimento, ou qualquer outra empresa do mesmo segmento mercadológico. 

Há quem acredite que todas as empresas são concorrentes umas das outras. A justificativa é de que o objetivo de todos os negócios está na busca em conquistar clientes e lucrar com os produtos/serviços. Sendo assim, a rivalidade entre concorrentes é comum em um mercado tão dinâmico e amplo. Continue lendo para entender como administrar essa rivalidade de forma positiva. 

Quais são as suas estratégias em relação à concorrência? 

Se você conhece seus concorrentes, queremos te fazer outra pergunta: como você lida com eles? Suas estratégias estão voltadas para eliminar seus concorrentes ou para administrar a rivalidade entre o seu negócio e as empresas concorrentes? Acredite, é possível lidar com a concorrência sem utilizar a velha estratégia da “batalha dos preços baixos”. 

Uma relação saudável com os concorrentes se reflete em bons resultados tanto para as outras companhias quanto para seu próprio empreendimento. Entrar em uma guerra sem fim de preços baixos apenas prejudicará ambos os negócios. Para que sua organização possa crescer é essencial que ela esteja consolidada em estratégias que visem seu sucesso e não o fracasso do outro. 

Rivalidade entre empresas concorrentes: dicas de como administrar

Acima explicamos como é importante estar atento à construção do sucesso da sua organização sem o desejo do fracasso alheio. Para conseguir ter essa atitude empreendedora madura é essencial saber administrar a rivalidade com a concorrência. Separamos para você algumas dicas que vão te ajudar neste processo.

1. Mostre (e aumente) seu diferencial

Pense em tudo aquilo que a sua empresa faz e compare com a sua concorrência. Reveja o atendimento, o preço, a qualidade e a eficiência do produto. Faça destes diferenciais o carro-chefe do seu negócio. Para quem tiver dificuldade de identificar os pontos diferenciais, recomendamos que se faça a seguinte pergunta: “o que somente a minha empresa oferece?”.

Você já se perguntou o que leva os clientes da sua marca a comprar da sua companhia e não das concorrentes? Entender isso permite focar no que torna o seu negócio único e assim ter mais chances de sucesso no mercado. Para administrar a rivalidade com as concorrentes é fundamental compreender que é muito mais sobre o que a sua empresa tem de melhor do que sobre o que as outras têm de pior. 

2. Aumente sua Força de Vendas

É importante que seu negócio tenha força de vendas alinhada e ciente de quais são os produtos destaque da sua empresa. Se houver necessidade, contrate novos colaboradores para garantir que os clientes receberão um ótimo e encantador atendimento. Invista também na constante qualificação da sua equipe de vendas.

Os colaboradores da linha de frente das vendas devem conhecer todos os diferenciais dos produtos e as melhores técnicas de abordagem. Essa qualificação é o que permite ter sempre colaboradores preparados para oferecer o melhor ao consumidor. Quando o empreendimento investe na qualidade do atendimento tem respostas potencializadas. 

3. Evite confrontos

Esta, talvez, possa ser a dica mais importante. Muitas empresas entram em batalhas desnecessárias e até incômodas com os seus concorrentes. As disputas mais comuns são para provar quem tem o preço mais barato, quem oferece as melhores formas de pagamento. Em alguns segmentos, é possível ver concorrentes trocando indiretas nos comerciais de TV. 

Isso só deixará o seu produto ainda mais desvalorizado perante os seus consumidores. Você pode até conseguir vencer esta batalha, mas no final quem sairá perdendo é o seu negócio.

Como já mencionamos, o melhor é sempre partir para uma estratégia em que se vença sem atacar a outra parte. Focar em acabar com o sucesso do outro não garantirá o sucesso do seu negócio. Por outro lado, focar no seu sucesso é sempre uma ótima opção. 

4. Reconheça oportunidades de parcerias

Há casos em que é mais vantajoso se unir à concorrência do que batalhar contra ela. Quando os concorrentes vendem produtos similares, mas não iguais existe a possibilidade de combinar atributos. Os concorrentes diretos, que vendem o mesmo produto, podem se beneficiar fechando parcerias para compras junto a fornecedores, por exemplo.

É mais fácil pleitear um bom desconto ou condições melhores de pagamento se houver um pedido com maior volume, certo? Também é possível que as empresas “rivais” se unam para desenvolver um método mais eficiente de produção e/ou distribuição.

Pensar racionalmente a respeito da situação contribui para entender qual é o melhor caminho a seguir. Parcerias podem significar o crescimento para a sua companhia e para as demais do segmento. 

5. Busque constantemente a qualidade

Observar a concorrência de perto pode ser interessante também para entender como potencializar a qualidade dos seus produtos/serviços. As empresas concorrentes estão tendo melhores resultados no mercado? Questione-se a respeito do motivo de tal sucesso e como é possível melhorar os processos internos para alcançar os consumidores.

A qualidade dos concorrentes deve servir de incentivo para manter a sua organização em uma crescente. Administrar a rivalidade focando em melhorar a qualidade é a forma mais inteligente de se usar os concorrentes para catapultar a sua empresa. A concorrência saudável estimula o crescimento do setor como um todo e não cria animosidades desnecessárias. 

E você, o que pensa a respeito? Conte pra gente como você lida com os seus concorrentes. Use o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe nas redes sociais.

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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