Como vencer a ansiedade e o medo?

Vencer a Ansiedade e o Medo É importante ressignificar situações e traumas causadores do medo e da ansiedade para, assim, superá-los

 

Entrevista de emprego, novos desafios no trabalho, problemas pessoais, entre muitos outros, são alguns dos motivos que podem trazer ansiedade e gerar medo em indivíduos e profissionais. Ela pode aparecer de diversas formas: pode ser um simples roer de unhas, perder o foco ou até uma explosão de nervoso. Além disso, ela tem também o potencial de prejudicar sua produtividade no trabalho e até mesmo sua vida pessoal.

Pode parecer exagero, mas quem sofre com este, que é considerado um transtorno psicológico, tem diversos desafios e dificuldades em seu dia a dia, que lhe impedem, em muitos momentos, de viver de forma plena e com paz e tranquilidade.

Tendo estes fatores em vista, hoje decidi compartilhar dicas poderosas para vencer a ansiedade e o medo, e passar a aproveitar o que de melhor a vida tem a nos oferecer. Continue a leitura e confira!

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O que é ansiedade?

Você se considera uma pessoa ansiosa? De acordo com o dicionário Michaelis, a ansiedade é um “Sentimento e sensação de intranquilidade, medo ou receio”. Trata-se, de um mecanismo de defesa do organismo, que nos faz ficar alerta diante de situações de perigo ou importantes, como entrevistas de emprego, um pedido de casamento, a viagem dos sonhos, uma conversa com o chefe, entre outros momentos.

Como é possível perceber, todos nós somos um pouco ansiosos. O problema surge quando a ansiedade se torna um grande mal-estar físico e psíquico; uma aflição e uma agonia incontroláveis, que praticamente nos paralisam.

Fechando o dicionário agora e para deixar claro, a ansiedade pode se tornar um transtorno, que pode aparecer em diversas fases da vida, sendo marcadas, geralmente, por transições, experiências traumáticas e até complicações de diversos tipos. Por isso, falei das situações transformadoras acima, que podem acontecer no ambiente profissional.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde – OMS, cerca de 9,3% da população brasileira apresenta sintomas de ansiedade, sendo que os distúrbios relacionados ao transtorno afetam 18,6 milhões de brasileiros. E ainda tem mais! A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE fez um ranking de ansiedade com 72 países. O Brasil ganhou o segundo lugar da lista, perdendo apenas para a Costa Rica.

Já deu para perceber como essa patologia tem grande impacto sobre a vida de muitos profissionais do Brasil, não é mesmo? Por este motivo é essencial estar atento e empregar os cuidados necessários, para que a ansiedade não avance e acabe lhe impedindo de fazer até mesmo as coisas de que mais gosta, pelo simples medo de se arriscar ou de não conseguir o que deseja.

Dicas para lidar com a ansiedade e o medo

Se você se identificou com o que eu escrevi no tópico acima e todos os dias precisa enfrentar os desafios que a ansiedade e o medo trazem para a sua vida, compartilho com você dicas poderosas para lidar com esta situação e superá-la da melhor maneira possível.

Confira:

Entenda o que é real e o que é imaginário

Muitas vezes, as crises de ansiedade surgem, pois nós temos a incrível capacidade de criar problemas em nossa mente, que nem sempre são reais. Nós damos um peso tão grande a algumas situações pelas quais passamos em nosso dia a dia, que acabamos sofrendo por antecipação, pelo simples fato de não conseguirmos separar o real do imaginário.

Neste sentido, quando você perceber que a crise está querendo se manifestar, pare por um momento e comece a pensar de forma racional, perguntando-se se realmente e verdadeiramente faz sentido estar se sentido assim, se trata-se de um problema que existe ou se é algo fruto do seu medo? Tenho convicção que ao praticar este exercício, você conseguirá, aos poucos, ter um domínio maior sobre suas emoções e sentimentos.

Para que você entenda melhor o que estou querendo dizer, compartilho um vídeo que gravei recentemente e que ajudo a evitar esse tipo de problema em sua vida:

Respire fundo

Pode parecer besteira ou clichê, mas respirar fundo e contar até 10, é um modo eficiente de se acalmar, que muitas pessoas utilizam. É uma maneira simples de parar e refletir sobre o que está acontecendo antes de agir impulsivamente ou entrar em uma crise de nervosismo.

Psicologia Positiva

Desenvolvida nos anos 90, a Psicologia Positiva é um dos pilares da metodologia Coaching. Ela traz uma visão mais otimista das capacidades, potenciais e motivações do ser humano. É uma filosofia que busca focar na qualidade de vida e na construção de uma vida feliz sem que a pessoa fique presa somente ao que está errado. Não estou falando apenas de pensamentos positivos, mas de ações reais que mudem a percepção da pessoa.

A proposta de intervenção com Psicologia Positiva, propõe o gerenciamento das tensões e a ansiedade. É uma eficiente maneira de ressignificar as situações e traumas para superar crises e o medo de agir.

Um conceito de destaque da Psicologia Positiva é o Flow, que diz respeito à capacidade que as pessoas têm de se concentrar 100% com uma tarefa esquecendo tudo que está ao redor delas.

Dica de leitura

Conheça mais sobre os conceitos da psicologia positiva e descubra como vencer a ansiedade e o medo por meio da compreensão da ciência, das experiências positivas, do otimismo e do altruísmo com o livro “Flow e Psicologia Positiva – Estado de Fluxo, Motivação e Alto Desempenho”. O autor é o psicólogo Helder Kamei, Coach formado pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC e ele guia você neste caminho, mostrando que a saúde psicológica é muito mais do que ausência de sintomas.

Pare de se cobrar tanto

Quem é ansioso sabe se cobrar. Antes mesmo de uma situação sair do controle e dar errado, a pessoa ansiosa já está nervosa e trazendo toda a culpa para si. A dica é simples: mentalize diariamente que nem tudo o que acontece ao seu redor é sua culpa ou sua responsabilidade.

O momento para se preocupar com uma situação que deu errado é quando o erro acontecer, se é que vai acontecer, e nada mais. Caso realmente o problema se manifeste, aí sim você deve pensar em resolver e pronto. Se precisar de ajuda para solucionar, chame um colega de trabalho. Não se martirize pelos seus erros do passado ou aqueles que ainda nem aconteceram.

Reserve momentos para se preocupar

Como falamos acima, o momento de se preocupar com o erro é quando ele acontece. Depois de acontecer e resolver é hora de seguir a vida. O conceito de ter um horário para se preocupar é muito importante. Não fique se martirizando o dia inteiro ou relembrando como poderia ter sido nos dias seguintes. Você já dedicou seu tempo para aquele determinado acontecido e agora é passado.

Reserve um momento para o lazer

Deixe algum momento do seu dia para fazer uma atividade que você gosta. Pode ser ver um episódio de uma série, ouvir música, conversar com os amigos ou correr no parque. Você escolhe! E quando estiver fazendo essa atividade pense somente nela. Nada de pensar em problemas.

Ajude quem precisa

Foque a energia em ajudar o próximo. São tantos afazeres no trabalho e na vida pessoal, não é mesmo? Muitas vezes o jeito é doar um pouco do seu tempo e/ou dinheiro para ajudar outra pessoa que está precisando. Focar sua mente em fazer o bem irá ocupar seu tempo de forma positiva e deixar sua mente mais tranquila.

Participe de grupos

Integra-se em uma comunidade e participar ativamente dela fará com que você ocupe seu tempo com atividades úteis, conhecendo pessoas novas e se permitindo aprender algo novo com cada uma delas.

Pratique atividades físicas

Não precisa sair por aí se matriculando em academias, caso você não se identifique. Muito menos ir por duas semanas e deixar isso para lá. Descubra um exercício que você goste e o pratique-o com calma, sentindo o prazer que ele lhe proporciona.

Com o passar do tempo, você observará que estará bem mais tranquilo e sentindo-se cada vez mais preparado para lidar com as situações de seu dia a dia, sem sofrer por antecedência com nenhuma delas.

Cuide da alimentação e beba água

É certo que determinados alimentos têm o poder de nos deixar mais agitados, principalmente se ingeridos no período da noite, como é o caso de frituras e alimentos gordurosos.

Neste sentido, é fundamental que você procure balancear a sua alimentação, consumindo mais fibras, frutas, verduras, legumes, entre muitos outros, que vão lhe proporcionar uma sensação maior de prazer e bem-estar.

Lembre-se sempre de lembrar de nunca esquecer de beber bastante água ao longo de seu dia, pois ela é considerada um calmante natural, ou seja, vai te ajudar a lidar melhor com o medo e a ansiedade, caso eles surjam em sua jornada de trabalho, por exemplo.

Procure ajuda especializada

Aliado a todas estas dicas que compartilhei com você até aqui é essencial também que você procure ajuda especializada, como a de um psicólogo ou de um psiquiatra, para que seja feita uma avaliação do tipo de ansiedade que você tem, verificando se é necessário tomar medicamentos, que vão lhe ajudar a lidar melhor com ela e com o medo em sua vida.

Além disso, estes profissionais contribuem de forma significativa com o tratamento do transtorno, pois estão verdadeiramente prontos e preparados para ouvir suas queixas, suas dúvidas, anseios, medos, lhe ajudando a compreender melhor de onde cada um deles vêm e a encontrar mecanismos para lidar com eles e combatê-los nos momentos que estes tentarem te paralisar.

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Empodere-se através do Coaching

O Coaching é a metodologia de desenvolvimento humano, profissional e empresarial, que mais tem ajudado indivíduos a lidarem com suas questões existenciais de forma prática e efetiva.

Através de conhecimentos, técnicas e ferramentas, comprovadamente eficazes, compartilhadas durante a formação Professional & Self Coaching – PSC, aqui do IBC, a pessoa consegue desenvolver o seu processo de autoconhecimento e, a partir disso, ter maior controle sobre suas emoções e sentimentos.

Tudo isso por meio da inteligência emocional, que ajuda o indivíduo a entender melhor o que faz com que seus medos e a ansiedade surjam no dia a dia, e também da maior maior consciência de seus pontos fortes, que vão lhe ajudar a encontrar os recursos internos necessários para afastar os sentimentos negativos nos momentos de crise.


Permita-se ser empoderado por este processo e vença de vez o medo e a ansiedade em sua vida!

Espero ter contribuído, efetivamente e na prática, para você consiga superar estes desafios que a ansiedade e o medo trazem para a sua vida. Coloque estas dicas em prática em sua rotina e veja os resultados extraordinários acontecendo com o passar do tempo.

Agora me conte, Ser de Luz: você tem mais dicas de como vencer a ansiedade e o medo, que não estão na lista que eu compartilhei aqui? Deixe o seu comentário, falando sobre suas experiências e sobre o que achou do artigo e lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer de compartilhar este conteúdo com seus amigos, em suas redes sociais, para que eles também conheçam estas técnicas e superem a ansiedade.

O artigo é bom, né?

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