Entenda o que é crowdsourcing e a nova tendência da produção colaborativa

crowdsourcing

Você sabe o que é crowdsourcing?

Ao pé da palavra, crowdsourcing significa abastecido pelo povo, ou seja, é uma fonte de informações oriundas de uma multidão, um modelo colaborativo de trabalho que vem sendo cada vez mais popular e está transformando radicalmente o jeito das pessoas analisarem, entenderem e resolverem seus problemas, a começar pela internet. Esta é uma forma de inteligência coletiva, onde o conhecimento é distribuído por toda a parte e coordenado para gerar ganhos mútuos das pessoas.

Saiba mais sobre crowdsourcing

É como se fosse um brainstorm de uma multidão, um modelo de produção que necessita da inteligência e conhecimentos coletivos e voluntários para resolver problemas, criar conteúdos, soluções ou até mesmo desenvolver novas tecnologias. Essa técnica é utilizada, desde os tempos em que havia reuniões dos gregos em mercados públicos, onde eles discutiam sobre a sociedade e criavam leis.

As pessoas que se unem com o objetivo de resolver um problema em conjunto é o crowdsourcing, um grupo de pessoas que vão criar novos produtos, testarem sites, desenvolver conteúdo, entre outros. Essa tarefa é realizada por nós há muito tempo e não é nenhuma novidade da internet. Cooperativas e determinados movimentos são exemplos de crowdsourcing. Toda empresa precisa de uma opinião sobre o seu produto antes que ele chegue aos supermercados, e para facilitar, eles procuram pelo crowdsourcing para que possam testar o produto e darem a sua opinião sobre o mesmo. Esta é uma solução rápida, barata e eficaz.

Solução Criativa

O crowdsourcing em um mundo marcado pelos encontros em redes sociais e comunicação via mensagem de texto, proporciona a sensação de fazer parte de um grupo, da construção em conjunto, o que é capaz de influenciar e transformar uma geração de ideias conteúdos e tecnologias. As buscas pelas respostas para os diversos problemas estão migrando de alvo, e cada vez mais, as autoridades do conhecimento perdem espaço para as mais velozes, inteligentes e criativas soluções que são geradas e abastecidas pela multidão.

Crowdsourcing na Filantropia

Também é possível utilizar o crowdsourcing para filantropia. Através de plataformas criativas, podemos fazer o bem sem olhar a quem, e além dos financiamentos os novos projetos podem envolver novos apoiadores e defensores. Se você está à procura de ideias que podem fornecer soluções rápidas, com a colaboração de novos membros é possível fortalecer o projeto. Mas entenda que o crowdsourcing não é um milagre por si só, é preciso mobilizar amigos, familiares e formadores de opinião. Se quiser ter sucesso, envolva-se com as comunidades de nicho online.

A internet é uma rede mundial de computadores que revolucionou as diversas formas de relacionamento. Com tudo isso, surgiu o usuário ultra-ativo, aquele que cria páginas, produz materiais diversos com fotos e vídeos e ainda é capaz de alterar códigos de programação.

Produção Colaborativa

A produção colaborativa em geral, é definida como um processo criativo coletivo, em que a produção não é de caráter único. Ela é composta de uma pluralidade natural de elementos que se complementam e que pode ser alterada por todos que tenham contato com ela. Devido às inúmeras possibilidades de uma rede infinita, as pessoas veem se apropriando da internet como um espaço público onde exploram os seus benefícios utilizando os serviços disponíveis e também gerando inovações.

Para instituir um processo de produção colaborativa é preciso que as pessoas estejam em rede, pois só assim conseguirão trocar informações e experiências. Para promover o acesso universal ao mundo digital, cada vez mais essa forma de produção é o modelo escolhido pelos usuários das novas tecnologias.

Gostou do nosso post? Compartilhe nas redes sociais!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010