Como motivar seus funcionários de maneira correta

pessoas motivadas

Robert Kneschke / Shutterstock A motivação está relacionada ao nível de satisfação dos profissionais dentro da organização.

Uma equipe motivada produz mais e melhor, pois a motivação está relacionada ao nível de satisfação dos profissionais com relação a sua condição dentro da organização em que atua. Um profissional motivado possui clareza sobre o propósito de suas atividades, agregando com a empresa e, automaticamente, com o desenvolvimento de sua carreira.

A automotivação é indispensável, seja no âmbito pessoal ou profissional, no entanto, todos nós possuímos algumas necessidades básicas, entre elas, a de ser reconhecido. Nesse sentido, o líder assume seu papel de reconhecer o empenho de sua equipe quando pertinente, a fim de mantê-los motivados, engajados e produtivos.

Motivar colaboradores é uma atividade diária que requer habilidades de um profissional capacitado a gerir equipes e pessoas. Cada colaborador deve ser tratado de maneira individual, pois cada um tem dons e talentos individuais, anseios, desejos e expectativas perante a carreira e a vida pessoal.

Dicas para que você motive seus colaboradores

Confira abaixo alguns métodos que contribuem para o aumento do nível de satisfação e motivação de seu time.

Dê Feedbacks

É importante que os colaboradores saibam dos resultados de suas ações, sendo positivas ou não. O feedback é essencial para desenvolver a equipe. E, quando possível, faça elogios publicamente, pois isso estimula os profissionais a buscarem sempre bons resultados.

Delegue responsabilidades

Cada colaborador deve sentir-se parte importante para a empresa em que trabalha. Envolva-os nos projetos, defina o que e como cada um pode contribuir.

Crie um ambiente confortável

Os colaboradores passam 1/3 do dia no trabalho, faça com que se sintam em um ambiente confiável e seguro, onde possam exercer suas funções em condições agradáveis. Evite regras que possam limita-los excessivamente.

Faça e apresente planejamento

Planejar e ter clareza de onde se pretende chegar são os primeiros passos para atingir a alta performance. Defina metas, objetivos e trace ações estratégicas para que os resultados sejam alcançados.

Dê as instruções corretas

Delegue responsabilidades de maneira assertiva, conheça bem seus talentos, direcione as demandas de acordo com as habilidades e competências individuais. Desfrute ao máximo o potencial de seu time!

Estimule seus profissionais

Incentive os colaboradores a darem ideias, tanto nos processos de trabalho como na organização. Promova um ambiente favorável para a inovação e produção de soluções de alto impacto positivo.

Administre o tempo

Auxilie seus liderados a fazerem bom uso de sua carga-horária de trabalho, a fim de que consigam realizar suas atividades com o máximo de qualidade, sem tanto desgaste físico e/ou mental.

Desafie

Estimule seus colaboradores a darem o melhor de si diariamente. Converse com eles a respeito de seus sonhos pessoais e ajude-os a compreender que a cada dia é uma nova oportunidade de estar mais próximo de seus desejos.

Crie uma rede de relacionamentos

Faça com que seus colaboradores confiem em você e também nos colegas. Evite competitividade negativa no ambiente de trabalho. As relações de qualidade contribuem substancialmente para o bom desempenho dos profissionais.

Quando houver mudanças mostre as oportunidades

Alguns profissionais são resistentes à mudança. Caso elas ocorram mostre sempre o lado positivo e apresente as oportunidades que terão diante dessas situações.

Faça perguntas

Questione-os de maneira a extrair o máximo de informações para conhecê-los melhor. Faça essa prática periodicamente, pois é uma excelente forma de acompanhar o estado de satisfação de seus profissionais e identificar a necessidade de aplicar novos métodos de gestão.

Ouça na essência

O ser humano gosta e necessita ser ouvido. Separe alguns minutos do seu dia para dar atenção ao colaborador que deseja expor opiniões, ideias ou mesmo discutir sobre os projetos em andamento.

Faça junto

O líder de sucesso é aquele que exige através do próprio exemplo. Mostre a sua equipe que vocês são companheiros de jornada, que estão no mesmo barco, que lutarão juntos para alcance de resultados extraordinários e o crescimento de todos.

Celebre as conquistas

Ao final de cada projeto realizado celebre a conquista junto a seus colaboradores. Celebrar é importante para renovar as energias e se preparar para os próximos desafios!

Gostou deste artigo? Comente e compartilhe o conhecimento com seus amigos nas redes sociais!

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010