Por que fazer exercícios para o cérebro e a memória?

Cérebro

Para se desenvolver de forma balanceada e íntegra, a mente precisa ser sempre estimulada e treinada com ajuda de exercícios.

Quando pensamos em exercícios, é comum reforçarmos a importância de movimentar o corpo e os seus diferentes grupos musculares. Sem sombra de dúvidas, a prática regular de atividades físicas é extremamente benéfica, atuando no tratamento e na prevenção de diversos problemas de saúde física e de saúde mental. Aliás, é sabido que esse hábito pode até mesmo prolongar a vida das pessoas.

Todavia, não é apenas o corpo que precisa de exercícios. A mente, isto é, o cérebro, que é o painel de controle de todo o nosso organismo, também precisa exercitar-se com frequência. Neste artigo, você vai compreender a necessidade de manter o cérebro ativo para viver com mais qualidade e o que as pessoas podem fazer para estimular esse órgão tão fundamental para a vida. Preparado? Então, siga em frente e continue a leitura para saber mais sobre o tema!

Você está infeliz

com seu corpo?

Logo do desafio 21

Temos um desafio incrível que vai te ajudar na conquista da mente necessária para ter o corpo dos seus sonhos.

Por que o cérebro precisa de exercícios?

Conforme citamos, o cérebro é uma espécie de painel de controle de todo o organismo. Tudo aquilo que envolve a vida: pensamentos, sentimentos, movimentos, atitudes, decisões, entre outros processos passa por esse órgão. O cérebro é repleto de funções, células e neurotransmissores que coordenam basicamente tudo aquilo que fazemos.

Com o passar do tempo, o órgão perde parte da sua capacidade e do seu desempenho, levando a momentos de memória falha ou de dificuldade de concentração e de assimilar conteúdos novos. Para se desenvolver de forma balanceada e íntegra, a mente precisa ser sempre estimulada e treinada com a ajuda de exercícios. Manter a mente ativa prolonga a vida das pessoas, favorece a saúde física e mental e ainda reduz o risco de demência.

Você já perguntou a si mesmo se é verdadeiramente feliz?
Clique aqui e descubra qual é o grau da sua felicidade!

8 dicas para exercitar o cérebro

Confira algumas dicas valiosas para treinar o seu cérebro e, assim, propiciar um melhor desempenho às suas atividades.

1. Quebre a rotina

Quando você se acostuma a fazer as atividades de forma automática, sempre da mesma forma, o cérebro não se esforça e funciona como se estivesse em estado de piloto automático. Por isso, faça pequenas alterações na sua rotina, mudando a rota entre a casa e o trabalho, por exemplo. Isso faz com que o cérebro se esforce e pense em outras possibilidades, fazendo com que as células do órgão exercitem novas áreas e novos circuitos cerebrais, mantendo o cérebro mais ativo.

2. Exercite a memória

O hábito de fazer listas — como de compras ou afazeres — faz com que o cérebro se condicione a sempre ter apoio, evitando fazer esforço para lembrar-se das coisas. Portanto, deixe para utilizar listas ou lembretes apenas naquelas situações em que o esquecimento pode ocasionar muito transtorno e quando se encontrar sob pressão. Para os assuntos menos graves, como datas de aniversário e telefones, procure esforçar-se mentalmente para lembrar-se deles.

3. Exercite o corpo

Ao realizar exercícios físicos, o corpo produz endorfina — hormônio que provoca uma sensação de euforia, prazer e bem-estar.  Além disso, a endorfina ajuda na preservação da memória, melhora o humor e a qualidade do sono, auxilia no controle dos sintomas de depressão e ansiedade, fortalece o sistema imunológico e ameniza o estresse. Você certamente já escutou a frase “mente sã, corpo são”. Então, coloque o seu corpo para trabalhar, pois isso também beneficia o funcionamento do cérebro!

4. Adote uma alimentação rica em nutrientes

Alimentar-se adequadamente é muito benéfico às funções do cérebro. Existe uma série de alimentos que possuem nutrientes essenciais ao bom funcionamento da nossa mente, como:

  • Ovo: repara células cerebrais variadas e produz acetilcolina, um neurotransmissor essencial para o aprendizado e a memória. O alimento também previne a depressão e é fonte de vitaminas do complexo B, que auxiliam na comunicação entre os neurônios;
  • Peixe: melhora a memória e a concentração. Preserva as membranas dos neurônios, favorecendo a troca de informações, e estimula a atividade cerebral;
  • Alface: possui lactucina, que age como calmante;
  • Laranja e maracujá: ricas em vitamina C, essas frutas contribuem para as defesas do organismo. Auxiliam também na prevenção do cansaço e no combate ao estresse;
  • Maçã:fonte de fisetina, substância que estimula os mecanismos cerebrais e favorece o amadurecimento das células nervosas.
  • Frutas vermelhas: são ricas em flavonoides, que favorecem a aprendizagem e a memória.

5. Experimente novas sensações

O cérebro se enriquece consideravelmente diante de novas experiências e sensações. Por isso, uma ótima maneira de estimular o órgão é por meio do paladar: experimente novos sabores e, assim, permita que o cérebro associe novas sensações e adquira novas informações ao seu repertório, favorecendo a atividade cerebral. Além disso, tente fazer algo que você nunca fez antes ou visite algum lugar novo na sua cidade ou no seu estado, por exemplo. A novidade beneficia a mente.

6. Durma bem

Enquanto dormimos, o cérebro elimina diversas toxinas e executa processos fundamentais à vida e à saúde que não são realizados quando estamos acordados. As memórias e os conhecimentos são solidificados, e as células cerebrais têm as suas ligações fortalecidas nesse período. Por isso, as pessoas que dormem uma quantidade saudável de horas obtêm muito mais ânimo, disposição, concentração e bem-estar nas atividades do dia seguinte. O alerta e a criatividade também aumentam.

7. Pratique jogos estimulantes

Existem alguns jogos que estimulam a concentração, o raciocínio lógico, o planejamento estratégico e a inteligência emocional. Jogos da memória, quebra-cabeças, palavras cruzadas, sudoku, dominó, baralho e até mesmo alguns jogos de computador ou de celular podem turbinar o desenvolvimento cognitivo. A prática regular desses jogos fortalece as associações cerebrais, estimulando cada vez mais a capacidade de raciocinar e de encontrar soluções para os desafios.

8. Leia

Por fim, não poderíamos deixar a leitura de fora desta lista. Leia sobre assuntos variados, dando preferência àquilo que mais o motiva, como romances, notícias, estudos científicos etc. A leitura aumenta os conhecimentos gerais das pessoas, amplia o vocabulário, facilita a fixação de normas gramaticais, fortalece o raciocínio lógico, estimula a criatividade e exercita a capacidade de interpretação e associação de ideias. Os resultados são ainda melhores nas leituras em outros idiomas.

Coloque as dicas acima em prática e exercite o seu cérebro e a sua memória. Certamente, você perceberá, no dia a dia, os benefícios de exercitar a mente, tanto quanto é benéfico exercitar o corpo.

E você, querida pessoa, conhece mais alguma dica que beneficia o funcionamento do cérebro? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds