Como você investe no seu desenvolvimento pessoal?

Tenho uma pergunta para você. Como você investe no seu desenvolvimento pessoal? Entenda a importância que isso gera no seu sucesso.

 

Destinar tempo e recursos ao seu desenvolvimento pessoal é o que podemos chamar de investimento, afinal de contas, são ações capazes de trazer muitos benefícios para o futuro. Assim como acontece com investimentos financeiros, em que você aplica determinada quantia hoje e espera vê-la aumentar em alguns meses, algo parecido ocorre quando se coloca sua capacitação como prioridade.

Os retornos vêm na forma de novas oportunidades, relacionamentos mais positivos, autoestima fortalecida, melhores remunerações, a construção de credibilidade, mais saúde, bem-estar e felicidade. Afinal de contas, quanto mais capaz uma pessoa se sente, mais motivação ela tem para seguir por esse caminho de desenvolvimento contínuo ao longo de toda a sua vida.

Siga a leitura para continuar essa reflexão e fazer uma autoavaliação sobre o quanto anda investindo em si mesmo e no seu desenvolvimento.

Importância de investir no seu desenvolvimento pessoal

Quando falamos em desenvolvimento pessoal, nos referimos a uma série de áreas que impactam a vida de uma pessoa das mais diferentes maneiras, incluindo autoconhecimento, administração do tempo, organização, comunicação interpessoal, liderança, motivação, branding pessoal, produtividade, relacionamentos, entre outras.

Investir em desenvolver essas e outras competências é fundamental para construir uma trajetória de evolução, em que as experiências têm significado e contribuem para a busca de um propósito, uma missão. São ações que realmente fazem a diferença, impactando positivamente a realidade da própria pessoa, daqueles que convivem com ela e com o mundo de modo geral.

Por mais que, muitas vezes, seja cansativo e incômodo sair da zona de conforto e buscar evoluir, são esforços que valem a pena e trazem todos os benefícios já mencionados anteriormente. Portanto, invista em você, no seu crescimento, na sua satisfação e realização. Coloque-se como prioridade e veja os resultados fantásticos que isso pode oferecer.

10 Dicas para investir no seu desenvolvimento pessoal

Veja, a seguir, dez dicas que irão te ajudar a se organizar para investir no seu desenvolvimento pessoal e se tornar a cada dia uma versão melhor de si mesmo.

1 – Aprenda coisas novas

Quando foi a última vez que você aprendeu algo novo? Pode ser qualquer coisa, como o significado de uma palavra, um jeito novo de realizar uma atividade do cotidiano e incluir também algo mais significativo, como uma nova habilidade profissional, por exemplo. Tenha o aprendizado como um objetivo em sua vida e irá naturalmente de encontro a ele, nas mais diferentes situações.

2 – Procure se conhecer

Para se desenvolver é preciso, antes de qualquer coisa, se conhecer e entender de que ponto está partindo. O autoconhecimento é um passo essencial para o crescimento porque abre muitas portas e permite que entenda quem você é, o que faz sentido para você, quais são os seus limites emocionais, enfim, se descubra por completo. Vale destacar que esse é um processo que irá durar toda a sua vida, afinal, a cada experiência vamos naturalmente nos transformando.

3 – Se desafie

Por mais que viver da forma como está acostumado, fazendo sempre as mesmas coisas, pareça confortável, sabemos que é no desconforto que crescemos. Desse modo, é necessário que comece a se desafiar mais, a encarar o desconhecido, se permitir fazer algo mesmo sem ter total a certeza de que dará certo.

4 – Enfrente seus medos

Qual é a sua relação com o medo? Tem uma lista de coisas que deixa de fazer por conta dele? Se sim, comece a enfrentá-los gradativamente, assim como uma pessoa que tem medo do mar e primeiro coloca os pés na areia, depois sente a água chegar lentamente e vai caminhando até ficar com parte do corpo submersa.

5 – Mantenha-se atualizado profissionalmente

Estamos vivendo a era da informação, em que as coisas acontecem e se transformam a uma velocidade impressionante. Em vez de enxergar isso com desânimo e medo prefira ver como uma oportunidade de se atualizar a cada novidade que chega e se tornar melhor na sua profissão e na vida pessoal também.

6 – Comemore suas vitórias

Além de se esforçar para se desenvolver, é importante também comemorar suas conquistas, porque isso ajuda a fortalecer sua motivação para continuar se dedicando. Portanto, encontre maneiras de fazer isso e reforçar em sua mente o quanto se orgulha de si e do seu esforço. Assim, evitará o excesso de autocobrança que pode ser tão prejudicial para seu crescimento.

7 – Veja o lado positivo das coisas

Ver o lado bom das coisas é uma questão de treino, de ensinar a sua mente a valorizar essa face positiva das experiências. Comece com coisas pequenas, situações consideradas banais que podem ter algo de bom a acrescentar.

Assim, pouco a pouco conseguirá fazer o mesmo com experiências um pouco mais delicadas. Os benefícios desse esforço serão muitos, pois aprenderá a ver soluções onde antes via apenas problemas.

8 – Ouça as pessoas e aprenda com elas

Ouvir o outro com atenção, sem julgamentos ou desvio de foco, também é uma forma de se desenvolver e evoluir. Mais uma vez, essa é uma habilidade que irá desenvolver ao longo do tempo, exercitando. Comece com a sua família, deixando o celular e as preocupações de lado para se conectar totalmente ao que seus familiares lhe dizem, essa será uma boa escola para que repita isso com todos.

9 – Adote o hábito da leitura

Ler é uma atividade totalmente ligada ao desenvolvimento pessoal, pois reúne concentração e conhecimento. Ao mesmo tempo em que irá treinar a sua mente para manter o foco nas páginas do livro, irá absorver todo o conhecimento presente nelas, o que poderá estar relacionado ao seu trabalho, a uma nova área do seu interesse, enfim, qualquer coisa que desejar aprender.

10 – Peça feedbacks

Por fim, lembre-se de pedir feedbacks para pessoas próximas, para que obtenha uma visão de fora sobre o seu processo de desenvolvimento pessoal. Esse passo é importante porque, muitas vezes, não conseguimos enxergar o quanto crescemos. Além do mais, poderá identificar pontos que ainda precisa aperfeiçoar e trabalhar um pouco mais.

E então, está pronto para começar hoje mesmo a investir no seu desenvolvimento pessoal? Esperamos que sim! Se gostou, deixe seu comentário abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo através das suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63