7 Dicas para você ter paz e tranquilidade neste período de férias

Família na praia

Veja algumas dicas de como tornar o período de férias mais proveitoso.

Relaxar nas férias é fundamental para retornar ao escritório com novas ideias e muita energia. Porém, para algumas pessoas esse período acaba se tornando sinônimo de preocupação e desespero. Se você está no grupo que teme as férias, saiba que tem solução. 

Com organização e a imposição de alguns limites para si mesmo é possível curtir dias de paz e tranquilidade com os familiares e amigos. No artigo a seguir iremos listar 7 dicas de como tornar este período mais proveitoso e recompensador. 

7 Dicas para ter férias com paz e tranquilidade

O período de férias deve ser um momento para relaxar e se desvencilhar dos problemas de trabalho. Afinal, ao relaxar você permite que sua mente se torne mais criativa e esteja mais preparada para os desafios que o aguardam no retorno. Para te ajudar a ter mais paz e tranquilidade, nada melhor do que conferir as dicas abaixo. 

1. Organize tudo antes de sair de férias

Se você não deixa tudo organizado antes de sair de férias, é provável que precise resolver pendências durante o descanso. O ideal é fazer um check-list de tudo o que deve ser concluído antes da sua partida. Fique atento aos prazos, pagamentos, reuniões e demais demandas. 

Recomendamos que você deixe alguém de sua total confiança à disposição para solucionar imprevistos. Lembre-se de que ninguém é insubstituível e isso vale para você também.

Delegue tarefas sem medo de ser feliz e vá em direção às suas tão esperadas férias. É interessante se programar para voltar de viagem um ou dois dias antes do fim das férias para poder descansar do deslocamento antes de retornar ao trabalho. 

2. Nada de celular!

Para aqueles que usam o celular apenas com a finalidade de trabalho, a regra é clara nas férias: esqueça o aparelho. Já se você gosta de atualizar as suas redes sociais, fique atento para não acabar respondendo e-mails. Caso seja imprescindível ficar a par de alguns assuntos, tenha o cuidado para que eles não consumam muito do seu tempo.

Você pode estipular um momento do dia para abrir seu WhatsApp e para fazer suas postagens em redes sociais. Assim, fica menos tempo com o aparelho em mãos e se sente menos tentado a abrir os e-mails e resolver pendências. Lembre-se que suas férias foram feitas para curtir e não para se preocupar e se ocupar com questões profissionais. 

3. Dê atenção a sua família

Durante as férias você pode e deve aproveitar para passar mais tempo com a sua família. Na rotina atribulada do dia a dia podemos acabar negligenciando aqueles que mais amamos. No período de descanso você tem a oportunidade de viver momentos inesquecíveis com as pessoas mais importantes da sua vida.

O ideal para aproveitar bem as férias é ter uma programação com a família. Vocês podem fazer passeios, jantar em um bom restaurante ou simplesmente jogar cartas nos dias chuvosos em que não dá para sair do hotel. Viva os dias das suas férias sem pressa e com todo o foco nas pessoas que ama.

4. Escolha um bom destino de férias

A escolha do destino de férias deve levar em consideração o seu perfil pessoal. Quem gosta de silêncio e calmaria pode optar por destinos que promovem o contato com a natureza. Aqueles que desejam um pouco mais de agitação podem ir para grandes cidades que tenham uma vida noturna pulsante.

O mais importante é que o destino em questão prenda a sua atenção, impedindo que você acabe resolvendo pendências de trabalho. Inclua no seu roteiro de viagem atividades que te ajudem a refletir sobre a sua vida como trilhas ou mesmo visitas a museus. Uma boa dica é escolher um lugar do qual você não queira voltar.

5. Nada de contar os dias para o fim das férias

Você é do tipo que assim que as férias começam já fica contando os dias para elas acabarem? Saiba que isso, além de não ser saudável, pode se refletir numa queda de produtividade quando voltar ao trabalho. O período de descanso deve ser dedicado plenamente ao descanso. 

Dessa forma, se você é adepto do uso de planners ou agendas nada de ficar riscando os dias que já passaram. Ao invés disso você pode fazer listas de tudo o que deseja conhecer e fazer nesse período. Ao se permitir relaxar e descansar você alivia a ansiedade, o estresse e o cansaço da mente. 

6. O que é mesmo relógio?

No dia a dia de trabalho é normal ficar o tempo todo de olho no relógio para saber se está conseguindo encaminhar todas as atividades. Porém, durante as férias você não tem obrigações a cumprir, então se esqueça do relógio. Ficar olhando as horas constantemente pode desencadear o seu estresse e aquela sensação de estar sempre atrasado que te acompanha no escritório. 

No seu período de descanso se entregue à flexibilidade, permita-se acordar um pouco mais tarde e até almoçar mais tarde ou mais cedo. Ao deixar que pequenos hábitos de férias fiquem evidentes, a sua mente ficará mais propensa a entender que você está descansando. Até a nossa mente precisa compreender que não estamos a trabalho. 

7. Atenção aos cuidados com o corpo e a mente

Cuidados com o corpo e a mente são fundamentais durante as férias para que você relaxe de verdade. Pode ser uma oportunidade de começar uma rotina de atividades físicas. Como você tem mais tempo disponível, consegue driblar a preguiça para dar uma caminhada, correr ou outra atividade. Quando voltar ao trabalho, você já terá criado o hábito, assim é mais fácil manter os cuidados físicos na sua vida.

Durante as férias você pode cuidar da sua mente também, que tal ler um bom livro ou fazer aulas de yoga? O contato com a natureza e sentir o ar puro também ajudam a renovar suas energias. Dedicar-se ao seu bem-estar é uma forma de se preparar para os desafios que mais um ciclo reserva. 

Aplique essas dicas nas suas próximas férias e relaxe de verdade!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds