5 problemas gerados pela ansiedade

problemas com a ansiedade

5 problemas causados pela ansiedade e como combatê-los

Acordar cedo, enfrentar um trânsito turbulento e tumultuado, bater ponto, lidar com as mais variadas questões do trabalho, voltar para casa. Esta é a rotina da maioria dos profissionais. Uma rotina que faz com que estes profissionais se sintam sugados pelo cotidiano. Existem, porém, algumas nuances que podem tornar esta rotina bastante cansativa e até mesmo prejudicial para o bem-estar dos profissionais. Um dos males mais comuns é a ansiedade.

Vemos que muitos profissionais – principalmente, aqueles que já estão com a carreira consolidada e estabilizada – envolvidos nesta rotina e que sofrem com a ansiedade pois desejam ter novas experiências em suas carreiras. Esta estabilidade e consolidação da carreira criam uma zona de conforto que impede estes profissionais de visualizar novos horizontes e isso faz com que o primeiro passo rumo a uma nova vida profissional fique cada vez mais distante. Por medo do desconhecido, por não saber por onde começar e como começar, muitas pessoas permanecem por muito tempo em empregos que não fazem sentido e se dedicam a carreiras que não as dão a menor satisfação pessoal.

E você deve estar aí se questionando, querida pessoa: quais são os problemas gerados pela ansiedade? Para te ajudar a entender melhor esta questão e como solucionar ela de maneira eficaz, listei aqui os 5 principais problemas causados pela ansiedade.

1- Falta de foco

A ansiedade, muitas vezes, contribui para que os profissionais não tenham um foco definido. Isso faz com que estes profissionais não consigam manter o foco nas atividades que precisam ser desempenhadas durante a sua jornada de trabalho. Outro fator negativo é que a falta de foco contribui para que os objetivos profissionais traçados não sejam alcançados, já que a ansiedade faz com que estes objetivos não sejam cumpridos em virtude do foco que era preciso (e não teve). Há ainda casos de profissionais que querem “abraçar o mundo com braços curtos” e estipulam vários objetivos para serem cumpridos de uma vez só. Tal comportamento não contribui para que as pessoas consigam promover a mudança que elas desejam em suas carreiras e isso nos leva a questão seguinte.

2- Procrastinação e falta de motivação

Quando falamos em procrastinação, falamos de um hábito bastante complicado: o de deixar para amanhã o que pode ser hoje. Para profissionais que possuem ansiedade em viver mudanças poderosas em suas carreiras, a procrastinação se apresenta diante das frustrações profissionais. A relação com o colega de trabalho que não está boa, questões burocráticas que impedem a concretização de tarefas importantes para a sua equipe, o plano de cargos e salários que não veio são alguns dos fatores que fazem com que os profissionais se sintam desmotivados a desempenhar suas funções com a excelência esperada. Isso contribui para que os prazos não sejam cumpridos em virtude da procrastinação profissional, o que nos leva para o próximo tópico.

3- Estresse no trabalho

A procrastinação não elimina as responsabilidades e atividades existentes no trabalho, ela apenas as prorroga. E isso faz com que todas estas atividades e responsabilidades se acumulem de tal maneira que deixe o colaborador em um estado de estresse forte. Longas e estressantes jornadas de trabalho pode se tornar corriqueiras. Afinal, aquele trabalho já não faz mais sentido para este profissional e ele se vê obrigado a fazer algo que não lhe dá nenhum prazer ou satisfação. Paulatinamente, este sentimento de frustração cresce e se torna um estresse que – dada as devidas proporções – pode se tornar algo bastante difícil de ser controlado.

4- Impaciência com os familiares e amigos

Uma pessoa que está insatisfeita no trabalho, que procrastina e que se encontra em um estado de estresse dificilmente deixará toda esta carga de frustração e ansiedade restritas ao ambiente de trabalho. Tudo isso terá reflexo nas relações sociais, especialmente com os familiares mais próximos e os amigos. A impaciência e o nervosismo com estas pessoas só reforçam que a sua carreira profissional precisa de alguns ajustes. Mostra ainda que toda esta ansiedade vivida no ambiente de trabalho está fora de controle.

5- Ineficácia na gestão de tempo

É muito comum que pessoas sem foco, sob forte estresse e impacientes tenham dificuldades para gerenciar de maneira eficaz o seu tempo. Isso porque se deixam levar pelas angústias e aflições causadas pela ansiedade. O resultado disso é uma pessoa que não consegue cumprir seus compromissos, possui uma agenda totalmente desordenada. A ausência de uma gestão de tempo eficiente gera frustrações, além de possíveis desgastes com as pessoas ao redor. Isso pode comprometer a relação com os familiares, já que a gestão de tempo ineficaz faz com que este profissional não esteja presente em momentos e celebrações importantes.

Como o Coaching pode auxiliar na retomada de uma carreira mais feliz

Estes são alguns dos vários fatores gerados pela ansiedade e pela vontade de ter uma vida profissional feliz. Antes de qualquer coisa, querida pessoa, eu quero te dizer que acredito plenamente que você será capaz de superar todos estes obstáculos e o Coaching pode ser um importante aliado neste processo.

Uma das primeiras coisas que o Coaching te ajudará a identificar novos talentos e habilidades que você tem. As técnicas e ferramentas do Coaching podem contribuir positivamente para que você descubra uma nova gama de oportunidades de viver uma vida profissional mais feliz. 

Além disso, o Coaching te mostrará como gerenciar o seu tempo com a eficácia desejada. As ferramentas e técnicas do Coaching te ajudarão a gerenciar seu tempo de um jeito incrivelmente poderoso. Isso te deixará mais próximo de seus familiares e você poderá ter uma vida repleta de bem-estar, longe daquela rotina estressante e fatigante. O Coaching te ajudará a conciliar sua carreira com a sua vida pessoal.

E se o seu talento for motivar e ajudar outras pessoas, eu quero te contar que você pode se tornar um Coach Profissional. Um coach é um profissional capacitado para aplicar as ferramentas e técnicas de Coaching para que seus coachees consigam alcançar seus objetivos de vida. O Instituto Brasileiro de Coaching possui formações de qualidade e que darão a você a chance de seguir uma carreira profissional que te proporcionará satisfação pessoal, motivação, a liberdade para trabalhar de maneira autônoma e tempo para estar com a família, os amigos e as pessoas queridas. O Coaching te ajudará a viver uma vida equilibrada e feliz.

Veja só, querida pessoa, quantas coisas boas o Coaching pode proporcionar a você! Aproveite esta oportunidade para viver a tão sonhada mudança de vida. Ouse ir além e o poder será dado, pense nisso.

Use o espaço abaixo para me contar se você acredita verdadeiramente que o Coaching pode contribuir com esta mudança em sua vida. Espero que este artigo contribua com este processo, querida pessoa! Se você acredita que este artigo pode ajudar outras pessoas, curta e compartilhe em suas redes sociais.

Copyright 525402751 rudall30 –< /span> https://www.shutterstock.com/pt/g/rudall30

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010